Descrição enviada pela equipe de projeto. O Auditório, organizado num volume alongado entre duas cotas: o nível urbano da avenida e o nível superior dos jardins, com sete metros de desnível, tem uma poderosa condição topográfica, como a muralha de Lugo. Esta condição permite utilizar a topografia a favor do projeto e minimiza a necessária altura da torre cênica, configurando um perfil urbano contínuo para a cidade e permitindo dispor um jardim elevado de acesso ao auditório.
Um volume de forma longa e irregular hospeda o programa onde áreas públicas ligam uma série de diferentes espaços conectados por um grande lobby contínuo. As salas de música, para 900 e 300 assentos são projetadas também para peças de teatro e ambas são colocadas sobre a encosta com vista para o jardim com luz natural.
O edifício tem uma dupla imagem, uma imagem fragmentada em pequena escala para o jardim e uma cortina contínua de vidro com diferentes transparências e alturas para a cidade, concebida como uma grande galeria vernacular.